O cuscuz paulista, nesta receita feita com frango desfiado, fica molhadinho e extremamente saboroso. Um clássico da gastronomia, o cuscuz paulista pode impressionar um pouco por conta dos inúmeros itens da receita, no entanto, seu preparo é simples e vale a pena fazer. O resultado fica incrível, pode ser servido quente ou frio e vai incrementar sua refeição ou brilhar como prato único. Confira a receita e não deixe de fazer o cuscuz paulista. É simplesmente divino!
Quer surpreender seus convidados com uma receita deliciosa? Vou te mostrar como preparar essa delícia de maneira fácil e rápida. Basta seguir as instruções abaixo e todos vão adorar! Não sobrará nada na mesa, pode apostar. E se quiser dar o seu toque pessoal, compartilhe suas adaptações nos comentários.
Como fazer cuscuz paulista
Para fazer cuscuz paulista, os ingredientes necessários são: peito de frango sem osso, água, tablete de caldo de galinha, folha de louro, azeite, cebola, alho, pimentão vermelho, tomates, milho em conserva, ervilha em conserva, palmito, ovos cozidos, azeitonas verdes, água do cozimento do frango, molho de tomate pronto, extrato de tomate, sal, pimenta-do-reino, chimichurri, colorau, cheiro-verde, farinha de milho em flocos, farinha de mandioca crua e óleo (para untar). Na decoração da fôrma, utilizaremos: tomate em rodelas, azeitonas verdes em rodelas, pimentão verde em rodelas e ovos cozidos em rodelas. Para o preparo, inicie cozinhando o frango em panela de pressão com água e os temperos por uns 15 minutos. Desfie o frango e reserve a água do cozimento. Em uma panela, refogue todos os temperos e junte o frango desfiado, o milho, a ervilha, o palmito, a água do cozimento do frango reservada (3 xícaras), o molho de tomate e o extrato de tomate. Agora, junte os temperos e cozinhe este molho do cuscuz em fogo médio, mexendo de vez em quando por uns 10 minutos. Adicione os ovos cozidos picados, o cheiro-verde e as azeitonas picadas ao molho, misturando ainda no fogo. Com o fogo no mínimo, vá acrescentando as farinhas de milho e de mandioca alternadamente, mexendo sempre, até formar a massa do cuscuz que deve ficar úmida. Unte com óleo uma fôrma com furo central e coloque para decorar: os ovos fatiados, as azeitonas, os tomates, o palmito e os pimentões em rodelas. Despeje o cuscuz paulista, apertando bem. Desenforme e sirva quente ou frio seu delicioso cuscuz paulista. Não deixe de fazer, todos vão amar!
Ingredientes da receita de cuscuz paulista
Para o cuscuz paulista
- 450g de peito de frango sem osso cozido e desfiado
- 1 litro de água (guardar a água do cozimento do frango)
- 1 tablete de caldo de galinha
- 1 folha de louro
- ¼ xícara (chá) de azeite
- 1 cebola média picadinha
- 2 dentes de alho grandes picadinhos
- 1 pimentão vermelho sem sementes picadinho
- 2 tomates maduros grandes picadinhos
- 1 lata de milho em conserva sem a água
- 1 lata de ervilha em conserva sem a água
- 1 vidro de palmito picadinho (300g)
- 2 ovos cozidos picados
- azeitonas verdes sem caroço picadas (a gosto)
- 3 xícaras (chá) de água do cozimento do frango (se não tiver o total de 3 xícaras de água do cozimento do frango, complete o restante com água)
- 1 sachê de molho de tomate pronto (300g)
- 3 colheres (sopa) bem cheias de extrato de tomate
- 1 colher (chá) de sal
- ½ colher (chá) de pimenta-do-reino
- ½ colher (chá) de chimichurri
- 1 colher (sopa) de colorau
- 6 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
- 1 xícara (chá) de farinha de milho amarela em flocos
- 1 xícara (chá) de farinha de mandioca crua
- óleo para untar a assadeira
Para decorar
- fatias de tomate em rodelas
- azeitonas verdes em rodelas sem caroços
- ovos cozidos em rodelas
- pimentão verde em rodelas
- palmito em rodelas
Modo de preparo
- Cozinhe o peito de frango em panela de pressão com a água (1 litro) com uma pitada de sal, folha de louro e o tablete de caldo de galinha, por cerca de 15 minutos (após pegar pressão).
- Tire a pressão da panela com cuidado e retire o frango cozido. Reserve a água do cozimento do frango.
- Desfie o frango ainda quente com o auxílio de dois garfos e reserve.
- Refogue o alho e a cebola no azeite, mexendo até dourar.
- Acrescente ao refogado o pimentão picado e os tomates picadinhos e continue refogando, mexendo sempre com uma colher de pau.
- Adicione o frango desfiado, o milho, a ervilha, o palmito, a água do cozimento do frango reservada (3 xícaras), o molho de tomate e o extrato de tomate.
- Junte neste momento os temperos: o sal, a pimenta-do-reino, o chimichurri e o colorau.
- Cozinhe este molho em fogo médio por uns 10 minutinhos, mexendo de vez em quando.
- Adicione os ovos cozidos picados, o cheiro-verde e as azeitonas picadas ao molho, misturando ainda no fogo.
- Abaixe o fogo no mínimo e vá acrescentando as farinhas de milho e de mandioca alternadamente, mexendo sempre, até formar a massa do cuscuz que deve ficar úmida.
- Em uma fôrma com furo central untada com óleo, coloque primeiramente para decorar: os ovos fatiados, as azeitonas, os tomates e os pimentões em rodelas.
- Despeje o recheio da panela e aperte bem.
- Desenforme e está pronto seu maravilhoso cuscuz paulista de frango, que pode ser servido quente ou frio, como preferir! Bom apetite!
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
Feijão a Italiana, a receita que está conquistando a internet em 2024
Como Cozinhar Feijão na Panela de Pressão
Moqueca de Ovo, uma opção deliciosa pra quem está com a grana curta. Conheça
Caldo quente simples com mandioca pimentão bacon e calabresa uma delícia
Como cozinhar feijão em 15 minutos e ele sair do fogo já temperado e pronto para servir
Caldo de mandioca com calabresa e bacon delicioso e perfeito para aquecer nas noites frias
Feijão nordestino com calabresa bacon e charque delicioso e perfeito para a sua refeição
Vaca atolada na panela de pressão um prato mineiro simples fácil e delicioso
Cuscuz paulista de frango ou sardinha receita fácil prática e rápida
Polenta cremosa com molho de carne moída feita em 5 minutos na panela de pressão