Você ama pizza? Então vai adorar essa receita incrível de pizza de muçarela, que poderá fazer em casa, para a família, sem complicação. Ela traz uma massa leve e super gostosa, um molho de tomate caseiro e um recheio de muçarela, que vai agradar a todos os paladares. Não perca tempo, confira a receita do Canal Chef Léo Oliveira e faça a fantástica pizza de muçarela, que todos vão amar!
Como fazer pizza de muçarela
Para a receita de pizza de muçarela, vamos misturar com as mãos numa bancada, os secos: farinha, açúcar e sal. Vamos acrescentar o fermento, misturar e fazer uma cova no centro. Juntaremos a água e com as mãos, vamos misturar tudo, juntando depois aos pouquinhos o restante da água e em seguida o azeite, sempre sovando. Vamos dividir a massa em 2 porções quando ela já estiver lisa e uniforme, bolear e colocar cada bola num saco plástico, levando à geladeira e deixando por 24 horas. Para o preparo do molho e montagem da pizza, vamos seguir corretamente o passo a passo da receita, assar a pizza, servir e degustar essa maravilha de pizza de muçarela! Bom apetite!
Que tal aprender a preparar uma receita deliciosa e impressionar todo mundo? Eu vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que você vai amar e que não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e, depois, nos conte como ficou e suas dicas de personalização. Obrigada por visitar nosso site e boa sorte na cozinha!
Ingredientes da pizza de muçarela
Da massa
- 500g de farinha de trigo
- 350 ml de água filtrada gelada
- 5g de fermento biológico seco (meio envelopinho) ou 15g de fermento biológico fresco
- 10g de sal
- 10g de açúcar
- 10 ml de azeite de oliva ou óleo
Do molho
- 3 tomates cortados em tamanho grande
- 340g de molho pronto de tomate
- ½ cebola picada
- 20 ml de azeite
- manjericão fresco ou seco
Do recheio
- muçarela ralada (a gosto)
- tomates cortados em rodelas (a gosto)
- manjericão (a gosto)
- azeitonas (a gosto)
Modo de preparo
- Numa bancada plana, comece fazendo a mistura dos secos: farinha, açúcar e o sal, misturando com as mãos.
- Junte o fermento, misture e abra uma cavidade no centro desses secos.
- Adicione nessa cova a metade da água e vá puxando os secos e misturando com as mãos. Acrescente mais uns 100 ml de água e vá sovando a massa. Depois, para a massa não ficar seca, vá agregando aos poucos, gotinhas da água que ainda resta.
- Continue sovando a massa e quendo já tiver acabado de adicionar a água e ela já estiver hidratada, ponha o azeite ou o óleo e vá sovando. Nesse ponto, sempre coloque umas gotinhas de azeite embaixo da massa, para deslizar melhor na hora de sovar.
- Quando sua massa já estiver lisa e homogênea, divida em duas porções, formando duas bolas. Ponha cada uma delas num saquinho plástico, coloque numa vasilha com tampa, feche e leve à geladeira, deixando lá por 24 horas.
- Para o molho, adicione numa panela: o tomate, a cebola, o molho de tomate, o azeite e o manjericão e leve ao fogo baixo para cozinhar por 30 minutos, mexendo ocasionalmente, para não queimar ou grudar no fundo da panela.
- Após esse tempo, bata bem esse molho no liquidificador, transfira uma tigela e reserve.
- Para a montagem da pizza, deixe todos os ingredientes ao seu alcance: o molho de tomate, a muçarela ralada, o orégano, os tomates em rodelas, o azeite, as azeitonas a assadeira que irá utilizar, farinha de trigo, carretilha, uma concha para pegar o molho e um rolo.
- Pegue a massa que ficou 24 horas na geladeira, polvilhe um pouco de farinha na bancada, retire-a do plástico, coloque por cima da farinha, polvilhe um pouco de farinha sobre ela.
- Abra com o rolo, dando-lhe o formato arredondado, deixando-a com mais ou menos 2 milímetros, polvilhando um pouco de farinha por baixo. Meça com a forma, deixando. Deixe mais ou menos um dedo de sobra de massa nas laterais para fazer a borda. Se quiser que fique mais arredondada, passe a carretilha na volta toda da massa.
- Para facilitar, polvilhe um pouco de farinha na forma e levemente na massa, dobre-a em 4 partes, adicione sobre a forma e então desenrole-a já na forma, deixando a borda para fora.
- Para fazer a borda seca(que não leva recheio), vá dobrando o excesso da massa para dentro, fazendo a borda no contorno todo da pizza, apertando bem, para ficar bem selada.
- Pegue uma concha de molho e despeje no centro da massa, espalhando com as costas da concha pela massa toda (não há necessidade de molho em excesso). Depois coloque bastante muçarela ralada no centro e distribua pela pizza toda (em média 400g). Espalhe também as rodelas de tomate sobre a muçarela e salpique orégano, esfregando-o entre os dedos, para exalar o aroma.
- Repita todo o processo com a outra massa, par fazer mais uma pizza.
- Pré-aqueça o forno por 10-15 minutos e adicione a sua pizza nesse forno bem quente para assar em forno convencional por cerca de 20 minutos a 280°C sem dourador.
- Retire do forno, espalhe as azeitonas sobre a pizza, regue com azeite a gosto, corte, sirva e se delicie com sua maravilhosa pizza de muçarela!
Dicas adicionais: você pode deixar a sua massa de pizza na geladeira antes de abrir com o rolo, por até 48 horas.
Temperatura de fornos para assar sua pizza: 1 minuto e 40 segundos a 360°C no forno à lenha; 2 minutos e 30 segundos a 320°C no forno de lastro; 15 minutos a 280°C no forno convencional (com dourador) e 20 minutos a 280°C sem dourador.
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
Pizza de liquidificador na frigideira que fiz rapidinho e todo mundo amou
Pizza de liquidificador para você não precisar comprar pizza nesse fim de semana
Pizza caseira de calabresa com queijo fácil de preparar e perfeita para o lanche
Pizza caseira deliciosa e fácil de fazer para você economizar sem abrir mão do sabor
Pizza de frigideira: um lanche prático e delicioso para comer a qualquer hora
Pizza de liquidificador fácil de fazer e deliciosa para o lanche de toda a família
Pizza de frigideira: um lanche delicioso e que fica pronto em 15 minutinhos
Pizza caseira com todos os segredos para a sua pizza ficar igualzinha a da pizzaria
Massa de pizza fácil e deliciosa para assar no forno da sua casa
Pizza de frigideira que fica pronta em 5 minutos e todo mundo vai adorar