Publicidade
Pular para o conteúdo
Publicidade

Depois que aprendi a cultivar hortelã tão fácil assim, agora tenho sempre fresquinho

Publicidade

Não podia deixar de compartilhar essa dica maravilhosa com vocês, já cansei de procurar na internet algo que realmente desse certo e essa dica de Como cultivar hortelã em casa realmente me ajudou, funciona de verdade, minha sogra já fazia isso faz tempo quando viu que eu precisava me ensinou. Agora não vivo sem, é muito fácil  de fazer.

Publicidade

Eu quero trazer sempre uma novidade pra vocês, dica de limpeza, truques domésticos, tudo pra facilitar o dia de vocês, as vezes sofria tanto pra limpar algo, ou gastava com produtos que no fim não funcionavam, agora estou experto no assunto, essa dica de Como cultivar hortelã em casa é só uma das muitas que vou enviar aqui pra vocês diariamente.

Publicidade

Como cultivar hortelã em casa – e quais seus benefícios para a saúde

  • Fácil de plantar e cultivar, a hortelã não exige muito espaço, cresce rápido e ainda faz bem para a saúde, sendo um poderoso anti-inflamatório, analgésico, antisséptico, digestivo, anestésico e expectorante. Depois dessa lista de benefícios, com certeza, você vai querer ter a espécie sempre por perto. Não sabe por onde começar? A analista na área de transferência de tecnologia da Embrapa Hortaliças, Lenita Haber, ensina o passo a passo:

Como cultivar hortelã

  • É possível pegar um ramo com alguém que já cultiva a hortelã ou plantar a que se compra no supermercado. É importante, no entanto, ficar atento ao tamanho do galho: é preciso que tenha de três a quatro “nós”, que são as gemas de crescimento, com as folhas em pares, e cerca de 20 centímetros de altura.

“Coloque na água antes, trocando-a a cada dois dias até enraizar. Em seguida, faça o plantio”, aconselha a especialista, e explica o motivo de não ser recomendado deixá-la apenas na água. “Ela vai se desenvolver também, mas a água da torneira ou filtrada não tem os nutrientes suficientes. Então, para o cultivo em casa, recomendamos o uso da terra, que pode ser adubada com substrato vendido em lojas de jardinagem ou supermercados”.

Publicidade

Onde plantar hortelã

  • O tamanho do vaso também é importante. “Um recipiente com 35 centímetros de altura por 30 cm de diâmetro vai proporcionar um bom desenvolvimento. Quanto maior o vaso, mais se desenvolve. A hortelã pode ser plantada com outra espécie que não demande muito espaço, como salsinha, cebolinha ou coentro, que são mais altas e não dependem tanto do desenvolvimento das raízes”, diz Lenita.

Posicione a espécie em um local bem iluminado. “Ela é bem exigente no quesito luz e precisa de pelo menos quatro a cinco horas de sol por dia. De preferência no período da manhã”.

Como regar e cuidar da hortelã

Primeiro é preciso identificar a capacidade de absorção do solo. “Em um vaso de 35 x 30 cm, coloque 200 ml de água. Na sequência, vá acrescentando de 100 em 100 ml. Quando começar a escorrer, saberemos quanto cabe. No segundo dia, adicione mais 50 ml. Se escorrer, não foi consumido pela planta nem evaporado”.

Definida a quantidade de água, o ideal é regar com frequência, mas sem encharcar o solo. “Se cabem 500 ml, a cada dois ou três dias, coloque metade disso. Quanto mais velha a planta, mais água ela consome”, conta a analista da Embrapa – a entidade oferece um curso online com o passo a passo do plantio de plantas aromáticas.

Já posso colher a hortelã?

  • Dependendo do tamanho da muda, em um mês e meio a dois meses, dá para colher as primeiras folhas. “A gente vai colhendo e ela vai rebrotando. Podemos retirar só as folhas ou, se cortar o ramo, depois de um tempo vai nascer outro”. Para garantir vida longa à espécie, de tempos em tempos é recomendado usar esterco curtido na adubação.

“Se ficar muito tempo sem colher, ela vai chegar no período em que vai morrer. Mas, tirando ramos e folhas secas e fazendo renovação parcial da terra, a hortelã pode viver por tempo indeterminado”, afirma Lenita.

Quais os benefícios da hortelã para a saúde?

Um estudo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa) da Universidade de Campinas (Unicamp) aponta que a planta é rica em vitamina C, vitamina B e vitamina D, além de minerais como magnésio, ferro, sódio e potássio.

O chá feito a partir da folhas da hortaliça ajuda na digestão, servindo também para quem sofre de prisão de ventre, segundo a pesquisa. As folhas podem ser misturadas com frutas, legumes e verduras em sucos detox, promovendo uma limpeza no organismo.

Você pode gostar dessas receitas também:

Essa receita caseira é muito poderosa, vai acabar com percevejos, mosquitos e baratas e deixar sua casa livre dessas pragas

Dicas de como conservar couve, alfaces, cebolinhas e coentro sem murchar por 30 dias

Acabou o sofrimento! Como lacear (alargar) sapato apertado, nunca mais vai apertar e nem machucar

Sabão caseiro que rende bastante: Depois que eu aprendi, só faço assim!

Louro debaixo do travesseiro: Um costume antigo da Vovó que não pode ser esquecido!

Com o método da garrafa, a orquídea dura a vida toda: a tática de todo jardineiro

Guardo sempre as cascas de alho: vou contar para vocês o segredo da minha avó!

Parece um doce, mas trata-se de um sabão caseiro lindo e super potente

Coloque 4 paus de canela no sal e veja o que acontece em 10 minutos

As sementes desta fruta querida nunca devem ser comidas: são venenosas

Na correria do dia-a-dia, pode ser um grande desafio manter a casa organizada e conseguir desempenhar todas as tarefas domésticas. Além disso, pequenos acidentes são comuns mas nem sempre conseguimos decifrar as soluções rapidamente.
Riscou sem querer o sofá com a caneta? Colocou a camiseta sem o desodorante secar e ficou com manchas? Foi pintar o cabelo e acabou sujando a roupa de tinta? Tentou fazer uma gelatina para a sobremesa mas ela ficou toda despedaçada na hora de desenformar? Essas coisas acontecem mais do que gostaríamos, mas não são motivos para estragar o dia de ninguém: as soluções podem ser muito mais simples do que você imagina!
Para driblar as situações mais diversas do cotidiano, é muito útil saber alguns truques. Afinal, deixando as atividades mais práticas na cozinha, na organização ou na limpeza – sobra muito mais tempo livre para aproveitar de outras formas.

Gostou dessa Dica ou Truque? Todos os dias enviamos dicas para facilitar sua vida, não deixe de acompanhar nossa página no Facebook e em nosso grupo do Whatsapp, então participe para continuar recebendo as receitinhas totalmente grátis. Você vai aprender a Limpar Vidro, Banheiro, Eletrodomésticos, Móveis, Dicas de Cuidados, Truques para remover manchas e encardidos e muito mais. Aproveite, comente e compartilhe essa receita com seus amigos e familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade